meio ambiente

Voluntários recebem materiais recicláveis e doações neste sábado na Avenida Medianeira

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Algumas arrecadações da última ação do projeto, em agosto. Foto: Lions Clube Santa Maria Dores (Divulgação)

Neste sábado, ocorre mais uma ação do projeto praticando os 5R's - Exercício de Cidadania. A ação busca incentivar o descarte correto de materiais recicláveis. No dia, a comunidade santa-mariense pode realizar a entrega de vários itens, como tampinhas, lacres, garrafas pets, cobertores, caixas de leite, roupas, óleo de cozinha, armações de óculos e rações. A coleta será na Avenida Medianeira, em frente ao Parque da Medianeira, das 9h ao meio-dia. A arrecadação dos materiais começou há cerca de um ano e sempre acontece no último sábado do mês.

1,5 mil santa-marienses já tomaram a dose de reforço contra a Covid-19

A ação é realizada pelo Lions Clube Santa Maria Dores com apoio da Associação Gaia, do Leo Clube Santa Maria Dores, do Engenheiros sem Fronteiras, da ONG Acolher com o Coração e da Ulbra. A presidente do Lions Clube Santa Maria Dores, Leila Gomes de Moura, conta que em breve a iniciativa vai contar com outras organizações da cidade, como o Lixo Zero Santa Maria e o comitê de sustentabilidade do projeto Mulheres pelo Brasil.

Para onde é destinado o material coletado?

Os itens coletados são destinados para diferentes locais da cidade. As tampinhas plásticas e lacres de latinhas de alumínio são entregues para a Associação Santa-mariense Paradesportiva (Assampar). Por meio da venda desses materiais, os atletas da Assampar conseguem comprar equipamentos para a prática de esporte, como cadeiras de corrida e bicicletas adaptadas.

O elevado custo de uma decisão política na escolha da sede da ESA

As garrafas pets têm dois destinos. Uma parte é utilizada para melhorar a contenção de três hortas do Lions Clube Santa Maria Dores. Outra remessa é enviada para um senhor que reforma cadeiras de praia com material pet.

O óleo de cozinha arrecadado é entregue para a Penitenciária Estadual de Santa Maria, onde vira sabão em oficina com os detentos. Leila reforça que a demanda por esse item é grande.

As caixas de leite são utilizadas para a confecção de tapetes, distribuídos para escolas, e mantas, entregues para moradores de rua e a população privada de liberdade. Já roupas e cobertores são destinados para a Associação de Acolhimento Gaia, que realiza trabalho com moradores de rua e dependentes químicos.

A partir de outubro, mesmo aulas remotas deverão ser ministradas em sala na UFSM

Também ocorre a arrecadação de armações de óculos. O material será utilizado para a confecção de lentes de grau destinadas a crianças de escolas municipais que têm dificuldade de visão. O Lions Clube Santa Maria Dores já possui uma colaboração com o SEG e busca parcerias com oftalmologistas para realizar a ação nas escolas.

Além da arrecadação no último sábado do mês, o Lions Clube Santa Maria Dores possui três pontos de coleta. No SEG e no Senac podem ser entregues caixas de leite. Já no Shopping Praça Nova, o projeto arrecada armações de óculos e caixas de leite.

Participe!

O que

Entrega de materiais recicláveis:

  • Tampinhas de plástico
  • Lacres de latinhas de alumínio
  • Garrafas pet
  • Cobertores
  • Caixas de leite
  • Roupas
  • Óleo de cozinha
  • Armações de óculos
  • Rações

Quando

  • Sábado

Onde

  • Avenida Medianeira, em frente ao Parque da Medianeira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pela segunda vez, TJ nega mudança de local para o júri da Kiss

Próximo

Familiares e amigos se despedem do empresário Guido Isaia

Geral